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FADERS e PPRL/UFRGS publicam artigo sobre psicoterapia e pessoas com deficiência

O artigo objetiva identificar recentes estudos científicos que descrevem cuidados psicoterapêuticos com pessoas com deficiência

Publicação:

Cartão em que está escrito em letras na cor branca "FADERS e PPRL/UFRGS publicam artigo sobre psicoterapia e pessoas com deficiência". Ao fundo, a transparência de uma foto em tons de roxo com o detalhe de uma mão preenchendo com uma caneta um formulário.
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O artigo “Abordagens de Psicoterapia para Pessoas com Deficiência: Revisão da Literatura” está publicado na Revista Brasileira de Educação Especial, indexada na base de dados Scielo.
A coordenação desta revisão foi realizada pelo psicólogo Charlie Trelles Severo, com a participação de Andréa Asti Severo, Marilu Mourão Pereira, servidor e servidoras da FADERS, e Bárbara Tietbohl Martins Quadros dos Santos, Lucas Mendes de Oliveira, Gabriela Massaro Carneiro Monteiro, Tamires Bastos e Pricilla Braga Laskoski, sob a supervisão e orientação da Profª Dra. Simone Hauck, integrantes do Laboratório de Pesquisa em Psiquiatria Psicodinâmica-PPRL/PPG-Psiquiatria/UFRGS.
O artigo objetiva identificar recentes estudos científicos que descrevem cuidados psicoterapêuticos com pessoas com deficiência.
Com metodologia específica para esta revisão, o artigo apresenta os tipos de deficiência, tipos de intervenções psicoterápicas, tipos de intervenções considerando abordagens individuais e em grupo e os tipos de análises de dados utilizados nas pesquisas registradas. São também identificados os problemas que podem levar pessoas com deficiência à psicoterapia, as barreiras existentes contra esta busca e a eficácia desta abordagem psicoterapêutica para pessoas com deficiência.
As conclusões registram que pessoas com deficiência também podem apresentar necessidades psicoterápicas, uma vez que, na realidade de suas vidas, incluem complexidades além de sua deficiência. Existem fortes evidências para o uso da psicoterapia como recurso eficaz para a elaboração terapêutica de problemas relacionados à saúde, à educação e à vida social de pessoas com deficiência, independentemente do tipo de intervenção psicoterápica.
Para conhecer o artigo na íntegra, acesse este link

FADERS